SuasCompras

Compras, tecnologia e mais

Não é de hoje que os brasileiros se queixam da demora na entrega das suas encomendas internacionais que às vezes podem ficar mais de 90 dias em trânsito até finalmente chegarem as suas casas.

Pois bem, antes de tudo, precisamos esclarecer distinções simples que a maioria das pessoas não leva em conta na hora de expressar sua reclamação.

Já foi falado aqui no Compras Importadas do crescimento expressivo do setor de e-commerce no Brasil nos últimos anos por multifatores, que incluem desde o aumento do número de internautas brasileiros convencionais até a ascensão dos smartphones e, consequentemente, a expansão da internet móvel e seus respectivos usuários no país.

A maioria dessas pessoas não está habituada aos prazos, tipos de fretes e as diferentes épocas do ano que maximizam o prazo deste tipo de transação.

Sabe-se que, dependendo da época do ano, o processo de fiscalização tende a demorar pelo aumento substancial na demanda de encomendas internacionais (ex: Natal), que não acompanha o número de servidores da Receita que realizam o despacho desses produtos. Portanto, em determinadas épocas do ano não há muito que fazer, temos de usar de parcimônia e esperar.

Mesmo assim, o fato de haver um grande crescimento no número de usuários da internet e internet móvel e por consequência maior demanda de trabalho para um número insuficiente de fiscais não é desculpa para haver atraso em todas as encomendas que fazemos.

É nesta situação que temos de agir e expressar nossa insatisfação. Esta claro que as pessoas não fazem sua parte, sua reclamação e, assim, o problema da carência no quadro de funcionários segue sem solução.

Contudo, para melhorar o sistema de entrega de compras internacionais, é nosso dever fazer uma reclamação formal no site da Ouvidoria da Receita Federal, procedimento bem mais simples e rápido que parece. Para isso, acesse o site e no canto inferior esquerdo, abaixo do menu clique na opção “Registre aqui a sua mensagem” (1 – ilustração 1).

Ilustração 1
Ilustração 1

Em seguida, você só precisa escrever a sua reclamação, informando se você é uma pessoa física ou jurídica e escolhendo a sua forma de resposta. Agora é só clicar em avançar para registrar o seu manifesto. Você pode acompanhar o processo e pronunciamento deles pela página inicial do site na guia “Consulte a sua mensagem” (2 – ilustração 1).

É preciso ressaltar que, se todos fizermos a nossa parte, o sistema ficará cada vez mais ágil e efetivo, porém, não esqueça de estar atento ao aumento da demanda por conta de datas festivas, como sitado ao longo deste artigo.

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.