Quando e como abrir uma disputa AliExpress
Hoje vamos falar de uma preocupação muito comum entre os leitores quando se compra em sites de compras da China e as coisas parecem não andar como o esperado – a decisão de abrir uma disputa AliExpress.
Pra quem não sabe, a disputa é uma forma de resolver qualquer equívoco que possa ocorrer entre vendedor e comprador, é uma garantia extra oferecida pelo AliExpress para as suas compras online. Ou seja, é uma medida de proteção ao consumidor.
A loja virtual AliExpress é um shopping online chinês gigante que disponibiliza uma variedade enorme de produtos para que você compre da china através de milhares de vendedores afiliados ao site.
Mas embora possamos passar horas descrevendo as milhares de vantagens ao consumidor por comprar num site essencialmente baseado na competitividade estimulada naturalmente entre os vendedores, por se tratar de um site de diferentes anunciantes sempre existe o risco de comprarmos algo de qualidade ou descrição inferior ao anunciado.
É claro que, seguindo as dicas de como escolher um vendedor confiável dificilmente isso acontece.
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Porém, caso ocorra, você pode optar por abrir uma disputa com o vendedor e caso não haja conciliação ou fique comprovado que você foi lesado, o valor que você pagou será ressarcido parcial ou integralmente. Confira os passos de como abrir disputa no Aliexpress abaixo:
Neste artigo:
Quando abrir uma disputa no AliExpress
Saber como abrir disputa no Aliexpress é simples. Mas, antes de darmos o passo a passo, é importante ressaltar que para pedir o reembolso, seu caso deve se encaixar em pelo menos um desses motivos:
- – Não ter recebido seu produto
– Ter recebido um produto que não reflete o anunciado, ou seja, ser diferente da descrição do anúncio (um produto usado em vez de novo, por exemplo)
Também é importante que você respeite o prazo de postagem e de entrega do site AliExpress, que ocorre em até 5 dias após a confirmação do pagamento e a entrega varia de 15 à 60 dias (podendo se estender em meses datados por eventos como Natal, por exemplo).
Portanto, saber quando se deve abrir uma disputa é imprescindível para não se cometer equívocos e nem perdermos nosso tempo, porque sem razão, não adianta reclamarmos.
Então só dê este passo se passado os 5 dias não houver confirmação de postagem e se passado uns 30 dias, o produto permanecer com situação de trânsito como “postado” e não como “conferido” ou “recebido no Brasil”.
Lembre-se que essas informações podem ser acompanhadas no próprio site do AliExpress, na guia “meus pedidos/rastear pedido”.
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Lembre-se também que em nosso país os prazos para entrega de importados costumam se estender devido a multifatores, como eventos festivos, greves, etc. Se o vendedor sempre manteve contato e mostrou preocupação, provavelmente você receberá seu produto.
Como abrir uma disputa no AliExpress
Se o prazo de recebimento já está se esgotando e nada da sua encomenda, abra o site do AliExpress e na guia “Meus pedidos” no seu perfil, localize o produto que deseja abrir uma disputa e clique em “ver detalhes”, conforme exemplo da primeira ilustração abaixo.
Depois, na página que abrir clique em “abrir disputa”. Note que você possui um tempo x de proteção de compra para efetuar essa medida.
Se estiver com o produto preso na Receita Federal há um bom tempo por causa de uma eventual greve, por exemplo, você pode solicitar ao vendedor que estenda o tempo de sua proteção.
Agora na página que abrir você deverá informar o tipo de disputa, ou seja, se quer ser reembolsado(a) parcial ou integralmente.
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Parcial se refere ao caso de ter recebido um produto e ter ficado insatisfeito (não reflete o anunciado ou tem qualidade inferior) e integral se refere a nunca ter recebido nada ou simplesmente nunca ter tido respostas aos seus questionamentos com o vendedor.
Depois você deverá explicar o motivo da sua disputa – faça isso em inglês (ilustração abaixo). Você também pode anexar fotos do produto ou mesmo enviar um vídeo. Com essas informações, a loja virtual AliExpress poderá julgar o seu caso e te reembolsar se constatar o abuso por parte do vendedor. Depois de tudo preenchido, clique em “Submit”.
Resposta
Agora o vendedor tem 15 dias para entrar em contato com você e tentar resolver a sua situação antes do site intervir. Se não houver conciliação, a equipe da loja virtual AliExpress agirá e com base nos argumentos de ambos os lados e eventuais provas anexadas, você será informado se terá ou não seu dinheiro reembolsado.
O processo todo pode demorar até um mês. Embora seja difícil de acontecer essas fraudes, se você realmente for lesado, a equipe do AliExpress punirá o anunciante. Não é a toa que essa loja virtual segue como a maior, melhor e mais confiável da China.
Importante: A disputa só pode ser aberta enquanto o produto estiver dentro do prazo de “proteção de compra”. Por isso estenda a proteção se necessário.
Como será feito o reembolso?
Dependendo da modalidade de pagamento, o reembolso pode vir como crédito para futuras compras ou simplesmente como estorno (no caso de cartões). Pode ser necessário esperar por 3-15 dias úteis para recebê-lo.
É a primeira vez que compra no exterior?
Se nunca fez uma compra na China ou em outros países como EUA, então entenda o passo a passo desse processo através clicando aqui.
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